Confirmada morte de menina por meningite bacteriana no ES

A confirmação foi feita através de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES)

Por Redação
Menina foi a óbito no mesmo dia em que foi hospitalizada/Reprodução

A morte da menina de 8 anos ocorrida na última quarta-feira (30), em Barra de São Francisco, foi causada por meningite bacteriana. A confirmação foi feita através de exame realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), conforme nota emitida nessa sexta-feira (2) pela  Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco.

A morte da criança de 8 anos foi confirmada no dia 30 de abril. Familiares disseram que a menina teria passado mal ainda de madrugada, sendo levada ao Hospital Dr. Alceu Melgaço Filho, onde faleceu no início da tarde do mesmo dia.

Na nota, a Secretaria de Saúde confirma o falecimento de uma criança identificada pelas iniciais  H.A.M.S, vítima de meningite bacteriana. Meningite bacteriana é uma infecção grave, de rápida evolução, que afeta as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.

Segundo o comunicado, desde o dia 1º de maio, data em que o caso chegou ao conhecimento da Secretaria, foi iniciada a verificação do cartão vacinal de todas as crianças que estudavam na mesma sala de aula da vítima. A ação visa a prevenir possíveis contágios e garantir a segurança de outros alunos. Informa também que o diagnóstico da causa da morte foi confirmado por meio de laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), que apontou meningite bacteriana. A partir dessa confirmação, a Secretaria iniciou uma busca ativa para identificar pessoas que tiveram contato próximo com a criança nos últimos três dias.

Comunica ainda que a secretaria já começou a administrar a medicação recomendada às pessoas que estiveram próximas da vítima, como medida preventiva. A Secretaria reforçou que qualquer nova informação será divulgada pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura de Barra de São Francisco.

O secretário municipal de Saúde de Barra de São Francisco, Elcimar de Souza Alves, reforçou à imprensa neste sábado (3) que a menina estudava na rede municipal e que foram adotadas ações de bloqueio epidemiológico, garantindo: “Não há nenhuma outra pessoa com sintomas, não há outros casos suspeitos. A situação está sob controle”.

 

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.