Um homem de 52 anos, condenado por estupro de vulnerável e considerado foragido da Justiça há sete anos, foi detido na tarde desta quinta-feira (4) na rodoviária de Vitória, na Ilha do Príncipe. Ele se preparava para embarcar para Minas Gerais quando foi flagrado pelo sistema de câmeras de reconhecimento facial.
Ao perceber que o passageiro correspondia a um condenado pela 2ª Vara Criminal de Vila Velha, o sistema acionou a Guarda Civil Municipal de Vitória, que se deslocou até o local para a abordagem.
De acordo com o inspetor Albert, que participou da ação, não houve resistência.
“O suspeito foi identificado e confirmado como foragido da Justiça, inclusive com condenação de nove anos de prisão. Não foi possível qualquer reação. Ele iria para Minas Gerais”, afirmou.
Após ser detido, o homem foi levado para a Delegacia Regional de Vitória. Além da condenação por estupro de vulnerável, ele já havia sido preso anteriormente por dirigir sem habilitação e sob efeito de álcool.
A parceria entre o Núcleo de Intervenção Rápida (NIR) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e a Guarda de Vitória, iniciada em junho, já resultou em 22 prisões na capital. Para o secretário municipal de Segurança Urbana, Amarílio Boni, o uso da tecnologia tem sido fundamental para localizar pessoas com mandados em aberto.
“São ferramentas que auxiliam na retirada de criminosos das ruas, entre eles condenados, com mandados de prisão em aberto, que muitas vezes circulam livremente. A detenção dentro do ônibus ocorreu de forma técnica e tranquila, preservando a integridade dos passageiros e garantindo o cumprimento da lei”, afirmou.





