As vendas online cresceram 18,5% na semana 31 de março a 6 de abril, na comparação com a semana anterior. O que impulsionou a alta no geral foram produtos como eletrodomésticos e eletrônicos. No entanto, as vendas de Páscoa também chamaram a atenção.
Os pedidos da data comemorativa aumentaram 322% entre os dias 29 de março a 6 de abril de 2020, em relação ao período de 7 a 20 de abril de 2019.
Somente vendas de ovos de Páscoa via internet tiveram alta de 360% sobre o ano passado, os chocolates, em geral, apresentaram crescimento de 299%.
O tíquete médio de ovos foi 55% maior neste ano.
Os dados são da EbitNielsen e, segundo a análise, os itens de giro rápido como alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e medicamentos (FMCG na sigla em inglês) estão mantendo boa performance. Isso se deve à adaptação do consumo em tempos de restrições impostas para o controle da covid-19 no Brasil.
“O e-commerce tornou-se um facilitador da situação imposta pela covid-19, a medida que os consumidores adaptam suas atividades diárias para dentro dos seus lares e, consequentemente, aumentam a demanda por serviços online”, diz o diretor de Atendimento ao Varejo e E-commerce da Nielsen Brasil, Roberto Butragueño.
O levantamento também destacou a expansão nas compras de itens da área de Educação à Distância nas primeiras semanas de isolamento social.
O volume de vendas de Apostilas de Cursos e Concursos cresceu 648%, seguido por Cursos e Educação (+414%) e os módulos de Musculação e Ginástica online (+ 262%). A comparação foi feita entre 17 a 23 de março ante 10 de março a 16 de março.