O programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, é uma iniciativa para reduzir filas de espera no SUS por consultas, exames e cirurgias especializadas. A estratégia utiliza mutirões, unidades móveis, telessaúde e credenciamento de serviços privados para ampliar o acesso. O Espírito Santo já tem unidades credenciadas para isso.
Ouça o superintendente do Ministério da Saúde no Espírito Santo, Luiz Carlos Reblin.
https://www.buzzsprout.com/2243604/episodes/18590220-superintendente-do-ministerio-da-saude-no-espirito-santo-luiz-carlos-reblin
Como funciona: pacientes do SUS podem ser atendidos em hospitais e clínicas particulares, com o programa financiando procedimentos para acelerar o atendimento, inclusive utilizando capacidade ociosa. IMPORTANTE: todo acesso ao programa precisa começar com as consultas na Unidade de Saúde do bairro mais próximo.
O Espírito Santo também já tem a utilização de uma carreta para atendimentos para Saúde da Mulher. Esse veículo leva especialistas a regiões com déficit, e ampliação da telessaúde (teleconsulta/telediagnóstico). E ainda: ampliação de exames oncológicos e rastreamento de doenças.





