O comércio na Grande Vitória, em Alfredo Chaves e em Bom Jesus do Norte, municípios classificados como de alto risco de contaminação por covid-19, devem reabrir a partir da primeira segunda-feira de maio (04). A medida se deve a capacidade do estado em abrir leitos hospitalares equipados para atender o pacientes do novo coronavírus.
Até este sábado, 25, o Espírito Santo contava com 184 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e 173 leitos em enfermarias prontos para receber os casos mais graves de covid-19. Mas já até o a próxima quarta-feira (30), o governo planeja mais que dobrar a soma desses números. Segundo o governador Renato Casagrande, o estado terá 353 leitos de UTI e 460 leitos de enfermaria disponíveis para os pacientes diagnosticados com o coronavírus, até o fim de abril.
Esse processo de abertura de 456 leitos – entre UTI’s e enfermarias – faz parte da segunda fase da operação montada pelo governo do estadual para enfrentar a pandemia de covid-19. A partir da sua implementação, o estado vai iniciar o processo de reabertura econômica, já que com mais equipamentos disponíveis, aumenta a segurança do estado em relação a capacidade de atendimento para um número maior de infectados pelo novo coronavírus.
O comércio está com as atividades normais suspensas há mais de um mês, desde o dia 20 de março. A reabertura não significa, no entanto, que o funcionamento voltará a plenitude de antes. A medida visa reabrir os estabelecimentos considerados não essenciais que estavam de portas fechadas, mas assim como já está estabelecido por decreto, todas as lojas devem obedecer as medidas de proteção para trabalhadores e clientes, garantindo a conservação do isolamento social.
Durante a entrevista coletiva em que a medida foi anunciada, governador e secretário da Saúde foram categóricos: a manutenção da abertura do comércio será avaliada conforme o avanço da pandemia. Isso significa que o afrouxamento ou eventuais novos períodos de suspensão das atividades vai depender da evolução do mapa de risco e da capacidade da rede pública de saúde em atender os pacientes da covid-19
Suspensão do comércio
Esta será a sexta semana desde que o estado anunciou a primeira medida que altera o funcionamento das atividades comercias por conta da pandemia de covid-19, no dia 20 de março.
Desde o primeiro decreto, não estão inclusas medidas de suspensão para os setores de indústria nem de serviços. O comércio de alimentos em produtos essenciais – postos, lojas de serviços automotivos, materiais de construção – podem funcionar, desde que não haja aglomeração de pessoas no interior dos estabelecimentos, e que sejam adotados protocolos de proteção dos colaboradores e clientes. Não há restrições para o comércio por entrega (delivery).
Risco de contaminação nos municípios
Adotando as mesmas medidas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, o Espírito Santo classificou os municípios a partir do risco de contaminação pelo novo coronavírus da seguinte forma:
Risco alto (08)
- Alfredo Chaves
- Bom Jesus do Norte
- Cariacica
- Fundão
- Serra
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Risco moderado (14)
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Domingos Martins
- Guarapari
- Ibiraçu
- Iconha
- Marechal Floriano
- Rio Novo do Sul
- Santa Leopoldina
- Santa Teresa
- São José do Calçado
- Vargem Alta
- Venda Nova do Imigrante
Risco baixo (57)
- Afonso Cláudio
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alegre
- Alto Rio Novo
- Atílio Vivácqua
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Castelo
- Colatina
- Conceição da Barra
- Conceição do Castelo
- Divino de São Lourenço
- Dores do Rio Preto
- Ecoporanga
- Governador Lindenberg
- Guaçuí
- Ibatiba
- Ibitirama
- Irupi
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Itarana
- Iúna
- Jaguaré
- Jerônimo Monteiro
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Montanha
- Mucurici
- Muniz Freire
- Muqui
- Nova Venécia
- Pancas
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Piúma
- Ponto Belo
- Presidente Kennedy
- Rio Bananal
- Santa Maria de Jetibá
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Sooretama
- Vila Pavão
- Vila Valério