A Prefeitura de Linhares promove neste sábado (2) o Dia D de Combate à dengue no município. A ação, com envolvimento da comunidade, será organizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O Espírito Santo já registrou 38.414 casos de dengue este ano, com nove óbitos. Linhares figura entre os municípios com incidência “Alta” da doença na últimas quatro semanas, com 1.434,74 casos, segundo o 8º Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Para o Dia D, a concentração será às 7h30min, na Praça do Skate, ao lado da Unidade de Saúde de Interlagos l, e saindo em caminhada pelas ruas e avenidas do bairro, até a Associação da EDP Escelsa, no Interlagos ll.
Participam da mobilização, alunos e servidores das escolas municipais dos bairros Interlagos l e ll, associação de moradores, servidores das Unidades Básicas de Saúde, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), associação de moradores, membros do Conselho Municipal de Saúde, líderes religiosos e moradores do bairro.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. / Reprodução
Ao longo de todo o percurso um carro de som convocará a população para limpar suas casas e quintais e assim evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya
Durante a ação, os agentes de combate às endemias visitarão imóveis e terrenos baldios do bairro, recolhendo materiais inservíveis e eliminando possíveis focos do mosquito, além de orientar moradores. As crianças de cada imóvel serão convidadas a ser “agente de endemias por um dia!”, recolhendo materiais inservíveis do seu quintal ou casa.
Dengue pode matar
“A dengue é uma doença séria e que pode matar. Nossas equipes da vigilância tem trabalhado incessantemente, com ações de eliminação do mosquito e também de prevenção, mas precisamos da ajuda de todos, cuidando de suas residências para que o mosquito não se reproduza. Com a soma das ações e apoio da população, somos mais fortes que a dengue”, frisou a secretária de Saúde, Sonia Dalmolin.
Como se prevenir:
– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
– Tirar água dos pratos de plantas;
– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa
reservar água;
– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como
tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;
– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas,
tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.