Cientistas querem transformar urina de astronautas em comida

Pesquisadores apostam na substância Solein, um pó rico em proteína que pode ser reidratado e usado em diferentes preparos

Por R7
Foto: Divulgação/Solar Foods

Garantir a alimentação dos astronautas fora da Terra é um dos desafios das missões espaciais. Por isso, pesquisadores, liderados pela ESA (Agência Espacial Europeia), estão desenvolvendo uma tecnologia capaz de transformar as refeições a partir de elementos como o ar e até mesmo a urina dos tripulantes.

A solução seria produzir o que precisam diretamente no espaço. A nutrição dos astronautas depende de carregamentos enviados da Terra, o que envolve altos custos e riscos logísticos.

Cientistas apostam em uma substância chamada Solein, um tipo de pó rico em proteína desenvolvido pela empresa finlandesa Solar Foods. O ingrediente é criado por microrganismos que se alimentam de dióxido de carbono e hidrogênio, gases presentes no ambiente, e podem usar a urina humana como fonte de nitrogênio.

Segundo a empresa, o resultado é um alimento altamente nutritivo, com proteínas, fibras e vitaminas essenciais. Por ser leve e em pó, o Solein pode ser reidratado e usado em diferentes preparos, o que facilita o cardápio dos astronautas.

“A soleína é composta por 78% de proteína, 6% de gordura (principalmente gorduras insaturadas), 10% de fibras alimentares, 2% de carboidratos e 4% de nutrientes minerais. A soleína também é uma boa fonte de micronutrientes como ferro (1,1 g/kg) e vitamina B12 (50 µg/kg). Embora as proteínas sejam encontradas tanto em alimentos de origem vegetal quanto animal, as proteínas comestíveis não são todas iguais. Elas são compostas por diferentes combinações de aminoácidos e são caracterizadas pela proporção e quantidade de aminoácidos essenciais que contêm. A soleína contém todos os nove aminoácidos essenciais necessários ao corpo humano”, diz a empresa no próprio site.

O próximo desafio é descobrir se o processo funciona no espaço, por conta da gravidade. A Solar Foods e a empresa alemã OHB System AG estão adaptando a tecnologia para testes a bordo da Estação Espacial Internacional.

Além de auxiliar na nutrição de astronautas, a empresa acredita que a tecnologia poderia ser aplicada em locais com falta de recursos naturais. “A Solein abre um mundo de novas possibilidades alimentares verdadeiramente sustentáveis. Ela não só cria um suprimento infinito de alimentos para o nosso planeta, como também permite que os consumidores escolham alimentos com uma fonte de proteína genuinamente sustentável”, afirma a marca.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.