Três municípios da Grande Vitória vão receber réplicas iluminadas e gigantes da imagem de Nossa Senhora da Penha a partir de sábado (19). Com 17 metros de altura, as esculturas metálicas serão instaladas em Vila Velha, Serra e Cariacica, como parte da programação da Festa da Penha 2025, que será realizada de domingo (20) a 28 de abril.
Em Vila Velha, a estrutura ficará montada na areia da Praia da Costa, próxima à Avenida Champagnat. Na Serra, será instalada no Parque da Cidade, enquanto em Cariacica ficará na Pedra do Mirante, na Nova Orla. A montagem das imagens está na fase final e leva cerca de nove dias para ser concluída.
As réplicas são feitas de estrutura metálica e revestidas com cerca de 160 mil lâmpadas cada, que reproduzem as cores da tradicional imagem da santa: branco, azul e rosa. Além da iluminação estática, os pontos de luz também contam com efeitos visuais que simulam movimentos suaves, levando arte e emoção aos espaços públicos das cidades.
Para o Frei Gabriel Dellandrea, guardião do Convento da Penha, as imagens são um símbolo de acolhimento e fé. “Elas mostram a Virgem Maria como luz que orienta seus filhos mesmo na escuridão da noite”, afirmou. Já o produtor Max Bruno Miossi, responsável pela montagem das imagens, destaca que o objetivo é ampliar a presença da padroeira em novos espaços. “É uma forma de fazer com que mais pessoas tenham contato com a grandiosidade da santa, mesmo fora do Convento”, disse.
Festa da Penha 2025 celebra esperança e tradição
Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, a 455ª edição da Festa da Penha será celebrada durante o Jubileu da Igreja Católica. A programação inclui mais de 50 missas, 14 romarias e a tradicional instalação do terço gigante, no dia 19 de abril. A expectativa é reunir milhares de fiéis ao longo dos nove dias, no evento religioso mais importante do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil.
A Festa é organizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, pelo Convento da Penha e pela Associação dos Amigos do Convento, com apoio das prefeituras de Vila Velha, Serra e Cariacica, além do Governo do Estado e empresas patrocinadoras.