O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realizará, na próxima terça-feira (23), uma vistoria técnica e fiscal na Ciclovia da Vida, localizada na Terceira Ponte. A ação foi motivada por vídeos e relatos divulgados nas redes sociais que apontam possíveis rachaduras em uma das vigas de sustentação da estrutura.
A inspeção tem como objetivo avaliar as condições técnicas e estruturais da ciclovia, com foco em possíveis riscos à segurança dos usuários e no cumprimento das normas da engenharia.
Após a análise no local, o Crea-ES vai elaborar um relatório técnico com devidas recomendações. Caso sejam identificadas irregularidades, o órgão também fará comunicações formais aos responsáveis pela obra ou manutenção da estrutura.
Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que a situação já está sendo monitorada. De acordo com a pasta, as correções necessárias serão feitas pela equipe de projetistas, em parceria com a empresa responsável pela obra.
A Semobi esclareceu ainda que esse tipo de ocorrência é considerada comum em estruturas de grande porte, como a Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, devido à presença de juntas de dilatação e outras características estruturais. Por isso, a infraestrutura é monitorada continuamente pela concessionária, que realiza ajustes técnicos sempre que necessário.