Os próximos dias devem ser marcados por aumento da chuva no Espírito Santo. A previsão do Climatempo indica que uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) começa a se formar sobre o Brasil entre os dias 19 e 23 de janeiro, o que pode trazer volumes elevados de chuva para o estado.
De acordo com os dados meteorológicos, há possibilidade de acumulados entre 200 e 400 milímetros em apenas cinco dias em algumas regiões capixabas. Esse volume é próximo — e em alguns casos pode até superar — a média prevista para todo o mês de janeiro, o que aumenta o risco de transtornos.
Com o solo já bastante úmido em várias áreas, cresce a preocupação com alagamentos, enchentes e deslizamentos, especialmente em regiões mais vulneráveis.
Previsão para os próximos dias
Nesta sexta-feira (16), a expectativa é de chuva fraca em pontos do litoral sul e do interior do Espírito Santo. Ao longo do dia, principalmente entre o fim da manhã e o início da tarde, as instabilidades tendem a se intensificar em áreas próximas ao estado.
Enquanto temporais mais fortes são esperados em partes de São Paulo, do Sul e Sudoeste de Minas Gerais e no Sul do Rio de Janeiro, o litoral norte capixaba pode registrar aumento da chuva. No restante do Espírito Santo, a previsão aponta precipitações mais fracas e isoladas.
No litoral sul do estado, também há previsão de rajadas de vento, que podem variar entre 40 e 50 km/h. Já em áreas mais ao norte de Minas Gerais, próximas à divisa com o Espírito Santo, a umidade relativa do ar pode cair para níveis abaixo de 30%.





