Chilenos suspeitos de furtar shoppings são presos em Vitória

Segundo a polícia, prejuízo ultrapassa meio milhão de reais

Por Redação
Foto: Divulgação PCES / Montagem Sim Notícias

Dois chilenos, ambos de 31 anos, foram presos em Vitória, nesta terça-feira (04), suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em furtos a shopping centers. Os homens foram encontrados em um hotel do bairro Ilha do Príncipe, em Vitória. Segundo a polícia, o prejuízo total causado no Espírito Santo ultrapassa meio milhão de reais.

As investigações apontam que os suspeitos já roubaram centros comerciais de diversos estados brasileiros como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás. A quadrilha é composta por cerca de 17 pessoas, entre elas, suspeitos de crimes como latrocínios, roubos e homicídios.

Os dois presos confessaram os crimes e, segundo a polícia, disseram que iriam tentar vender as roupas furtadas no Morro do Romão, em Vitória.

Como suspeitos furtavam os objetos?

De acordo com um dos delegados responsáveis pelo caso, os suspeitos atuam de duas formas. A primeira é que eles vão diretamente nas lojas com uma mochila de fundo revestido com papel alumínio e colocam as roupas furtadas, ainda com os alarmes, dentro das mochilas e saem sem ser percebidos.

Foto: Divulgação PCES

O outro método dos criminosos é a utilização de equipamentos eletrônicos que bloqueiam o alarme de veículos. “A pessoa chega normalmente no shopping, desce do carro, aciona o travamento pelo controle e acredita que trancou o carro, porém, não travou, porque eles bloquearam essa trava e quando a vítima sai, eles ficam por ali, entram nos veículos e cometem os furtos”, explica o titular do 6º Distrito Policial de Vila Velha, delegado Marcelo Cavalcanti.

Apuração do caso começou após furto em carro

As investigações começaram em novembro de 2024, após um furto cometido em um shopping de Vila Velha. A vítima relatou que um notebook foi furtado de dentro do carro dele, estacionado no estabelecimento comercial. Depois de analisar imagens de segurança do local, os policiais conseguiram identificar os suspeitos e emitiram um mandado de prisão preventiva contra eles.

Foto: Divulgação PCES

Prisões

Na tarde desta terça-feira (04), os homens que já estavam sendo monitorados pela polícia foram localizados na Ilha do Príncipe na capital e foram presos. Com os suspeitos foram apreendidas diversas mercadorias, avaliadas em mais de R$ 50 mil.

Foto: Divulgação PCES

A polícia pede que lojistas e ou pessoas que tenham sido vítimas de furtos semelhantes que façam o registro da ocorrência. Os produtos apreendidos durante a prisão dos suspeitos deverão ser entregues aos proprietários nos próximos dias.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.