Os casos de esporotricose estão crescendo em quatro distritos do município de Domingos Martins e a cidade faz um alerta sobre a um surto da doença. Ela pode ser passada de animais para animais e também de animais para seres humanos. A prefeitura da cidade pediu aos moradores da região para terem cuidado e ficarem atentos com os sintomas: feridas na pele e no focinho. Também pode ser observado alguns problemas respiratórios como espirros e secreção nasal.
As localidades com maior quantidade de registros da doença são Ponto Alto, Pedra Azul, Santa Isabel e Biricas. Caso seja identificado a ocorrenia da doenã em algum animal, é preciso isolar os animais por alguns meses dentro de casa e cortar o contato com outros bichos.
Em caso de suspeita de esporotricose no gato ou cachorro, as pessoas devem levar imediatamente à um médico veterinário, usar luvas para pegar o animal e logo em seguida lavar as mãos com água e sabão.
A maioria dos casos são em animais, principalmente gatos, que os donos deixam passear sozinhos nas ruas. Em comunicado, a prefeitura recomendou sempre deixar o animal em casa, seguro e longe de locais sujos e perigosos, e se quiser os deixar passar, as pessoas devem sempre acompanha-los.
Eles ainda pediram para não abandonarem os pets, mas sim cuidar e procurar o tratamento adequado. Em caso de morte, a população não deve enterrar no quintal e pode acionar o canil municipal.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Prefeitura de Domingos Martins (@prefeituradomingosmartins)





