Os casos de Covid-19 voltaram a crescer com força no Espírito Santo nos últimos meses. Entre julho e outubro, o número de diagnósticos saltou de 193 para 1.191, um aumento superior a 500%. Somente nos cinco primeiros dias de novembro, 157 novos casos já foram confirmados, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Após um período de estabilidade no primeiro semestre, os números começaram a subir em agosto, com 456 registros, mais que o dobro de julho. Em setembro, o total atingiu 1.053 casos, um crescimento de mais de 120% em relação ao mês anterior. Em outubro, o estado chegou a 1.191 confirmações, alta de 13% sobre setembro.
O número de mortes, entretanto, segue em patamar mais baixo: foram cinco óbitos em setembro e quatro em outubro. Ainda assim, os dados indicam tendência de aumento da circulação do vírus e reforçam a importância da testagem para diagnóstico e isolamento rápido.
De acordo com o Informe Epidemiológico das Vigilâncias das Síndromes Gripais, a covid-19 não é o único agente em circulação. Entre crianças e adolescentes (0 a 17 anos), 73,7% dos casos de síndrome gripal foram causados por outros vírus respiratórios, como VSR, rinovírus e adenovírus.
Na faixa de 18 a 59 anos, o SARS-CoV-2 respondeu por 24,3% dos casos, atrás da influenza (35,1%) e de outros vírus (40,6%). Já entre os idosos, a gripe foi a mais predominante (45%), seguida por outros vírus respiratórios (37,6%) e pela Covid-19 (17,3%).
Onde fazer o teste gratuito no Espírito Santo
Para conter o avanço dos casos, a Sesa mantém a testagem gratuita em livre demanda no Terminal de Laranjeiras, na Serra, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrega da última senha às 16h30. No local, são realizados testes rápidos, com resultado em cerca de 15 minutos.
Além disso, todos os municípios capixabas foram abastecidos com testes rápidos, permitindo que cada rede municipal ofereça o exame diretamente à população.
Vitória e Serra ampliam oferta de testagem
Em Vitória, o teste é realizado mediante agendamento online no Centro de Testagem da Unidade de Saúde de Maruípe, sem necessidade de apresentar sintomas. O agendamento pode ser feito pelo site agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a cidade dispõe de testes rápidos e exames de PCR para todos os pacientes que se enquadram nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde.





