Casagrande fala sobre pedido de emergência em Irupi

Cidade do caparaó capixaba foi fortemente atingida por um temporal na tarde desta quinta-feira

Por Redação
Foto: Reprodução

O município de Irupi, na região do Caparaó capixaba, foi fortemente atingido por um temporal na tarde desta quinta-feira (09). Em uma das cenas registradas na cidade, uma das ruas foi tomada por uma correnteza e até carros acabaram sendo arrastados por metros. De acordo com a Defesa Civil estadual, Irupi teve acumulado de 62 mm em 24 horas, por isso, muitos moradores falavam sobre uma chuva muito forte e em pouco tempo.

Em visita ao município no final da manhã e início da tarde, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que está dando apoio para que Irupi possa decretar emergência.

“As medidas são atendimento humanitário, com oferta de alimentos, colchão, kit higiene e kit limpeza. Apoio para que o município faça o decreto de emergência também. Além dos equipamento e presença do Corpo de Bombeiros e também da Defesa Civil. São respostas que podemos oferecer quando temos um governo organizado”, explicou.

 

Casagrande explica que, com o decreto, a cidade pode ser organizar e encaminhar pedidos que são urgentes para retomada da normalidade e do uso das estruturas, como nas estradas.

“Já temos recursos à disposição do município para poder contratar equipamentos. Temos o município, assim que apresentar o decreto de emergência, apresenta sua necessidade de máquinas e o Governo repassa para o fundo de emergência da Defesa Civil, como limpeza de estradas ou reconstrução de pontes, se for o caso”, pontuou.

Em situações de perdas e danos com chuvas, o Estado tem ofertado o chamado Cartão Reconstrução – um valor entregue para famílias atingidas e que pode ser usado de forma livre. A medida depende de alguns trâmites, mas em pouco tempo estará à disposição.

“Agora tem um cadastro que deve ser feito pelo município para encaminhar a lista do Cartão Reconstrução, para compra de móveis ou eletrodomésticos, ou colchões. E quem se enquadrar, o Banestes libera o cartão”, completou Renato Casagrande em Irupi.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.