O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), se reuniu nesta segunda-feira com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Na pauta do encontro o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros impostos pelo presidente Donald Trump.
“Acabei de me reunir com o vice-presidente para tratar dos impactos da taxação de 50% imposta pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros. Essa medida ameaça o emprego, a produção e a competitividade de estados exportadores como o Espírito Santo”, disse o governador em suas redes sociais após a reunião.
Na semana passada, após o anúncio da medida do presidente americano, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, classificou como “inaceitável” a decisão de aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, como aço, rochas ornamentais e café.
Em entrevista coletiva, Casagrande voltou a dizer que a medida não tem base técnica, carece de bom senso e representa uma ameaça à soberania do Brasil. “É uma decisão sem debate, sem fundamento técnico e baseada em um argumento político e ideológico. Pela primeira vez, vemos surgir no radar econômico global uma justificativa ideológica para o estabelecimento de tarifas”, criticou o governador.
Segundo Casagrande, o governo federal e os brasileiros precisam reagir com firmeza a qualquer tentativa de interferência externa. “É preciso manter o respeito, a soberania e a força das nossas instituições e da democracia brasileira. Uma forma de reagir é não aceitar interferências”.