Casagrande confirma mais três nomes para o governo de 2023

Por Mariana Cicilioti

O governador Renato Casagrande anunciou nesta segunda-feira (19) mais três nomes que vão integrar o governo do Espírito Santo em 2023. Os três secretários anunciados já são conhecidos e vão dar continuidade ao trabalho desempenhado pela gestão atual.

Segundo Casagrande, o coronel Alexandre Ramalho (Podemos) voltará para a Secretaria de Segurança Pública. Ele ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo em 1991, tendo sido o Comandante-Geral da Corporação entre abril de 2018 e janeiro de 2019. É coronel da PM-ES e atualmente ocupava o cargo de secretário municipal de Defesa Social em Viana, e também foi Secretário de Segurança do Estado do Espírito Santo.

Durante os 29 anos de serviço na PMES, Ramalho comandou o antigo Batalhão de Missões Especiais, o 1º Batalhão, o Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano, além de ter exercido diversas outras funções. Coronel Ramalho é bacharel em Administração e pós-graduado em Segurança Pública. Possui cursos de Operações Especiais, de Entradas Táticas com Uso de Explosivos, avançado de Negociação para Policiais, Explosivos Não Convencionais, dentre outros. Ramalho, deixou o cargo de secretário de Segurança Pública e Defesa Social em março de 2022 para disputar um cargo de deputado federal, mas não foi eleito.

Mobilidade

Na Secretaria de Mobilidade permanecerá Fábio Damasceno. O atual secretário nasceu em São Paulo e é bacharel em Engenharia Civil, com especialização em transportes pela Faculdade de Engenharia Industrial São Bernardo do Campo (FEI). Cursou mestrado em transportes. Atua na área de transportes desde 1996.

Foi diretor de Transportes do DER (ES) e secretário municipal de Transportes e Infraestrutura Urbana de Vitória (ES). Na primeira gestão Casagrande, também comandou a Secretaria dos Transportes e Obras Públicas, entre 2011 e 2014. Em 2015, assumiu o cargo de secretário adjunto de Mobilidade do governo de Brasília e, em 2016 assumiu o cargo de secretário de Mobilidade do Distrito Federal. Desde 2019, é responsável pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Espírito Santo e atualmente cursa MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.

Cultura

Fabricio Noronha também continua como Secretário da Cultura do Espírito Santo. Ele também é Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, além de artista e produtor cultural, Fabricio Noronha desenvolveu, ao longo dos últimos 10 anos, projetos e produtos em todo o território nacional, na área de tecnologia, educação e cultura – dialogando com coletivos de arte, artistas, pesquisadores, institutos culturais e universidades. Como idealizador e coordenador de projetos culturais, trabalhou de maneira recorrente com importantes instituições brasileiras.

Confira o anúncio do governador:

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.