Casa que desabou em Viana tinha rachadura nas paredes e piso

O tio de um dos moradores da casa chegou a alertar os parentes, recomendando que procurassem a Defesa Civil devido aos riscos estruturais

Por Redação
Foto: Divulgação Defesa Civil

A residência de dois andares que desabou na noite desta sexta-feira (18) em Areinha, Viana, já mostrava indícios de que a estrutura estava comprometida. A informação é do relatório dos Bombeiros, citado pela Prefeitura de Viana, em nota enviada à imprensa neste sábado (19).

Durante o desabamento, duas pessoas morreram: o casal José Antônio Nunes, de 50 anos, e Joelma Nunes, de 47. A filha deles, uma criança de aproximadamente 7 anos, foi retirada com vida dos escombros e levada para um hospital da região, onde recebeu atendimento médico e já teve alta. A filha mais velha do casal não estava em casa no momento do acidente.

Casal que aparece na foto morreu no desabamento. Criança de 7 anos sobreviveu | Imagem: Reprodução

Segundo as informações divulgadas pelo município, o imóvel apresentava rachaduras nas paredes e no piso, além de pilares inclinados. O tio de um dos moradores da casa, Lourival Vidal, chegou a alertar os parentes, recomendando que procurassem a Defesa Civil devido aos riscos estruturais. A família estava ciente dos riscos e, inclusive, estava construindo uma nova casa ao lado de onde o desabamento aconteceu, mas infelizmente, a recomendação de que eles não ficassem no local não foi seguida, e a tragédia aconteceu.

Foto: Street View

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Tenente Sebastião Almeida, informou que não havia registros de solicitações de vistorias ou laudos técnicos sobre o imóvel. “Nosso papel é atuar na prevenção, mas precisamos que a população nos acione sempre que perceber sinais de risco”, afirmou.

O prefeito Wanderson Bueno lamentou a tragédia e sinalizou para os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas como este. “Nos solidarizamos com a família neste momento difícil. Esse caso nos traz um alerta importante: precisamos reforçar a conscientização sobre segurança estrutural e garantir que todas as construções sejam feitas com responsabilidade técnica.”

Orientações

A Defesa Civil de Viana destaca que toda construção ou reforma seja realizada com acompanhamento técnico especializado, por profissionais habilitados, e com elaboração de projetos estruturais, respeitando as normas de segurança vigentes. A ausência desses cuidados pode resultar em sérios riscos à vida e ao patrimônio.

Além disso, é fundamental observar sinais de comprometimento estrutural, como:

  • Rachaduras em paredes ou pisos;
  • Portas e janelas desalinhadas;
  • Infiltrações persistentes;
  •  Estalos na estrutura;
  •  Inclinação de muros ou colunas.

Ao identificar qualquer um desses sinais, a recomendação é evacuar o imóvel imediatamente e entrar em contato com a Defesa Civil. Contatos da Defesa Civil de Viana:(27) 998604360.

Denúncias anônimas, em caso de percepção de construções em risco, podem ser feitas pelo 156 ou 171, e no telefone da Defesa Civil.

Vídeo mostra resgate de menina em meio aos escombros

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe foi acionada para atender a ocorrência do desabamento por volta das 23h. A corporação chegou no local e foi informada de que três pessoas estariam nos escombros.

Os militares realizaram um intenso trabalho de vasculhamento e conseguiram localizar as vítimas. José Antônio Nunes, de 50 anos, e Joelma Nunes, de 47, foram retirados já mortos do local.

A criança, filha do casal, foi retirada dos escombros viva e deixada aos cuidados do Samu. Ela foi levada para um hospital da região e já teve alta.

Veja o momento do resgate:

 

Os corpos de José Antônio e Joelma foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para necropsia.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.