Carnaval de Vitória: Grupo Especial terá 2 dias de desfiles

As apresentações serão realizadas nos dias 6 e 7 de fevereiro, no tradicional Sambão do Povo, e terão transmissão ao vivo pela TV SIM/SBT, canal 10.1, que assume como a nova emissora oficial do evento

Por Redação
Desfile da escola de samba MUG em 2024 | Foto: Sim Notícias

O Carnaval de Vitória 2026 terá novidades significativas, especialmente nos desfiles do Grupo Especial. A partir do próximo ano, as apresentações passam a ocorrer em duas noites, com cinco escolas de samba desfilando em cada uma delas. A medida, anunciada pela Liesge (Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba), tem como objetivo melhorar a organização, aumentar a segurança e valorizar ainda mais o espetáculo.

As apresentações serão realizadas nos dias 6 e 7 de fevereiro, no tradicional Sambão do Povo, e terão transmissão ao vivo pela TV SIM/SBT, canal 10.1, que assume como a nova emissora oficial do evento.

Na primeira noite de desfiles, entram na avenida as escolas Pega no Samba, Novo Império, Jucutuquara, MUG e Imperatriz do Forte. Já na segunda noite, o público poderá acompanhar as apresentações de Rosas de Ouro, Piedade, Boa Vista, Chegou o Que Faltava e Andaraí. A ordem das escolas segue a classificação oficial obtida no Carnaval de 2025.

A mudança no formato do desfile atende a uma demanda antiga de dirigentes e foliões por um evento mais confortável e dinâmico, tanto para quem desfila quanto para quem assiste. Desde 2015, as escolas do Grupo Especial se apresentavam em uma única noite, o que frequentemente causava atrasos, sobrecarga de alegorias e apresentações nas primeiras horas da manhã, prejudicando o desempenho das últimas agremiações.

Com o novo formato, todas as escolas terão a oportunidade de se apresentar à noite, sob os holofotes do Sambão do Povo, em horários de maior visibilidade. A iniciativa favorece a estética, fortalece a segurança e qualifica ainda mais o espetáculo.

Carro abre alas da Unidos da Piedade do Carnaval 2024. Foto: Jansen Lube

Para o presidente da Liesge, Edson Neto, a proposta representa um avanço importante para o Carnaval da capital. Segundo ele, além de oferecer melhores condições para as agremiações, a reestruturação também melhora a logística de dispersão, reduz o risco de acidentes e evita atrasos.

“Esta mudança foi pensada para proporcionar uma experiência melhor para as escolas, para o público e para a cidade. Permitirá que cada agremiação tenha mais destaque, que a organização do evento seja mais eficiente e, principalmente, que o Carnaval cresça ainda mais em qualidade e atratividade”, afirma.

“Com duas noites de desfiles, ganhamos em visibilidade, cobertura de imprensa e espaço para ações comerciais. Isso é fundamental para potencializar a captação de recursos e fortalecer as escolas financeiramente”, explica o dirigente.

Outro ponto de destaque na nova organização é a centralização das alegorias e dos integrantes dentro dos limites do Sambão do Povo. A mudança elimina a necessidade de espera nas ruas do entorno, proporcionando mais fluidez nos bastidores, maior segurança para os envolvidos e menor impacto no trânsito da região.

Apesar das alterações, a Liesge garante que não haverá aumento nos custos operacionais. Toda a infraestrutura física permanece a mesma, com a diferença concentrada apenas na divisão dos desfiles em dois dias. Está mantido, ainda, o valor dos repasses da Prefeitura às escolas, garantindo a sustentabilidade financeira das agremiações.

Saiba mais:

TV SIM/SBT é a nova emissora oficial do Carnaval de Vitória

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.