Um total de três mil novas empresas foram formalizadas entre 1º de janeiro e 13 de março no município de Cariacica por meio do Programa Simplifica. A iniciativa que reduz a burocracia e facilita a abertura de novos negócios, aquece o empreendedorismo no município.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Cariacica (Semdei), os Microempreendedores Individuais (MEIs) representam a maior parcela dos registros, com 2.290 novos cadastros neste período. Além dos MEIs, nos três primeiros meses do ano foi registrada a abertura de 550 Microempresas, 63 Empresas de Pequeno Porte e 101 empresas em outras categorias.
Segundo a Secretaria, o desempenho no primeiro trimestre sinaliza que 2025 pode ser mais um ano promissor para a economia da cidade. Em 2024, Cariacica já havia registrado 9.576 novas empresas pelo Simplifica, consolidando-se como um bom município para novos negócios.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Cariacica, Sandro Heleno Gomes, destacou a importância dos números e reafirmou o compromisso da gestão municipal em fomentar o empreendedorismo. “Os dados mostram que Cariacica continua sendo um município dinâmico e atrativo para quem deseja empreender. O fato de termos mais de três mil novas empresas abertas em pouco mais de dois meses comprova a confiança do cidadão no ambiente de negócios que estamos construindo. Continuamos trabalhando para oferecer cada vez mais suporte aos empreendedores, garantindo que esses novos negócios prosperem”, disse o secretário.
Posições de destaque
A Sendei lembra que o município foi destaque no Espírito Santo e no Brasil pela agilidade e desburocratização no ambiente de negócios. Segundo Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, divulgado em outubro do ano passado pelo Ministério da Economia, a cidade liderou no Espírito Santo como a que mais facilita a abertura de empresas.
Em junho de 2024, Cariacica ganhou a categoria diamante do prêmio “Cidade Empreendedora” do Sebrae-ES. A premiação foi concedida às cidades que criaram um ambiente de negócios favorável, com desburocratização de processos, incentivo à inovação.
Para chegar a esse resultado foram criadas uma série de facilidades para os empreendedores, como, por exemplo, o Simplifica Cariacica, a Lei do Mosaico da Inovação, NossoCrédito, a Sala do Empreendedor, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e o lançamento do Plano do Ecossistema de Inovação.