Mais uma vez, o Ministério da Cidadania selecionou a Prefeitura de Cariacica para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Assim como nos anos anteriores, o município foi contemplado com o montante de R$ 300.000,00 que serão investidos na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Os agricultores interessados em participar podem se inscrever. As inscrições começaram no dia último dia 11.
Os interessados em participar devem ligar para o telefone 3354-5250, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h, para agendar o horário de atendimento. É preciso comparecer à Semap portando Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizada, CPF, bloco de notas em nome do agricultor, se possuir CadÚnico, um espelho que comprove. É imprescindível o uso de máscara.
O PAA é composto por várias fases, a primeira delas é a aceitação do recurso disponibilizado pelo Ministério da Cidadania, em seguida, vem a elaboração da Proposta de Participação, onde a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) levanta dados relacionados aos agricultores e às entidades a serem beneficiadas e define os preços e a quantidade dos produtos a serem comprados, conforme a demanda, posteriormente, os dados são inseridos no SISPAA, o sistema de execução do PAA, para análise a aprovação.
“Depois da aprovação começamos as aquisições e doações para as entidades e famílias cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas). Geralmente, realizamos de seis a sete aquisições por ano, sendo uma por mês”, explica a nutricionista Fernanda Uliana Callegari.
No momento, Cariacica está na fase de elaboração da Proposta de Participação, que engloba as inscrições dos agricultores interessados em participar do programa. Conforme orientações do Ministério da Cidadania, serão priorizados agricultores que residem em Cariacica, agricultores orgânicos, agricultores inscritos no CadÚnico e agricultoras.
Ano passado foram inscritos 100 agricultores, a expectativa é que esse ano o número seja igual ou maior, conforme explica o gerente de Aquicultura e Pesca da Semap, Wanderson de Souza. “A expectativa é sempre que os agricultores que já têm um conhecimento e participam do programa, retornem. O legal do PAA são as duas vertentes, ele potencializa o campo e as entidades e famílias que são assistidas pelos Cras e Creas, pois elas recebem esses alimentos sem custos, é uma ação direta de combate à fome e a miséria”, conclui.
Serviço
Inscrições para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Período: 11 de maio a 05 de junho
Local: Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (é preciso agendar o atendimento). Rua Pio XII, 37, edifício Marchiori, Campo Grande.
Telefone: 3354 – 5250
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h