Cariacica é a primeira cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue

Por Rodrigo Gonçalves

Cariacica é a primeira cidade do Espírito Santo a vacinar contra a dengue. A vacinação começou nesta sexta-feira (23) na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé. Foram imunizadas crianças de 10 e 11 anos, público-alvo desta etapa de vacinação. A primeira criança a ser vacinada foi o estudante da região de Santa Fé João Miguel Leão Souza, de 10 anos. No município, as doses são oferecidas nas UBS de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, e nos sábados e domingos, das 10h às 17 horas, no Shopping Moxuara.

“Estava ansioso por esse momento de receber a vacina contra a dengue. A vacina vai me deixar mais protegido contra a doença. E aprendi que é melhor receber uma picadinha que salva do que uma picadinha que mata”, comemorou o estudante.

Michele Leão, mãe do estudante, acompanhou a vacinação e celebrou o momento histórico. “Estou muito feliz em saber que o meu bem mais precioso, que é meu filho, está protegido e na esperança que em breve todos estejam vacinados. Mas lembrando que os cuidados precisam continuar”, disse.

Quem também recebeu a vacina nesta sexta, foi a estudante Ana Luiza Zuchi, 11 anos. Ela foi acompanhada do avô até a UBS de Santa Fé para ser vacinada. “Esse momento representa uma segurança para nossas crianças. Mas ainda é preciso manter os cuidados para evitar a proliferação de criadouros do Aedes aegypti. A dengue é perigosa e pode matar”, ressaltou.

“Hoje vivemos um momento muito importante. Essa primeira fase é um grande passo para a erradicação da dengue em nossa cidade. Nossas equipes estão preparadas e a vacinação começou a todo vapor. Mas quero alertar que além da vacina ser um passo muito importante a função da comunidade continua, que é o combate aos focos de dengue dentro de casa”, afirmou o secretário de Saúde de Cariacica, César Colnago.

Cariacica recebeu 9.792 doses do imunizante para a primeira etapa de vacinação. O público-alvo desta fase são crianças de 10 a 11 anos. Para ficar totalmente imunizado são necessárias duas doses, a segunda deve ser aplicada 90 dias depois da primeira.

 

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.