Cais das Artes: o que já foi feito e o que ainda falta?

A previsão do governo do ES é de que o museu seja entregue até janeiro de 2026

Por Redação

Após 15 anos de espera e diversos contratempos, finalmente parte do Cais das Artes poderá ser entregue à população até janeiro de 2026. A promessa é do governador Renato Casagrande que visitou, na manhã desta quinta-feira (3), o canteiro de obras do complexo cultural em Vitória, acompanhado de técnicos e engenheiros responsáveis pela construção. A previsão é de que o restante da obra seja finalizado até abril do ano que vem

A execução das obras está a cargo do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e teve até o momento 53% da construção concluída.

Foto: Divulgação / Governo ES

Durante a visita, o governador lembrou os desafios enfrentados desde o início das obras em 2010, quando a empresa contratada abandonou o projeto, levando à necessidade de uma nova licitação. O governo seguinte paralisou as obras novamente, mas em 2019, ao retornar ao cargo, Casagrande iniciou os esforços para retomar a construção. Após uma longa disputa judicial, um acordo com o consórcio responsável foi firmado e homologado pelo Poder Judiciário em julho de 2023.

Em sua fala, o governador expressou otimismo com a entrega do Cais das Artes, destacando que o complexo cultural será importante para todo o estado. “A partir do final deste ano já queremos ter esse equipamento cultural disponível para nossa população. Que o Cais das Artes seja um instrumento do nosso desenvolvimento. Esse equipamento nos permite entrar na rota de grandes eventos, até mesmo internacionais. Serão salas de exposições, museu, teatro, cafeteria, restaurante, um lindo local de entretenimento, cultura, lazer e que potencializará nosso turismo”, destacou.

O que já foi feito e o que ainda falta?

As obras de conclusão de construção do empreendimento incluem a recuperação de estruturas metálicas, impermeabilizações e dutos de ar. Segundo o governo, serão instalados painéis pré-moldados da rampa do Museu e será feita a continuação da concretagem do piso do Teatro. Ainda serão instaladas a conclusão das consultorias de luminotécnico, áudio, vídeo, cenotecnia, caixilhos, vidros.

O teatro já conta com alvenaria, sanitários e bar, concretagem de piso de concreto. No museu já foi executada a impermeabilização de piso de concreto e foram concluídos os serviços de instalação sistema de climatização, compartimentação vertical, instalação de insertos das placas pré-moldadas do edifício anexo.

Foto: Divulgação / Governo ES

De acordo com o cronograma do DER-ES, as próximas intervenções serão na estrutura do teatro com a concretagem de pisos de concreto, instalações elétricas e hidrossanitárias, tratamento de concreto aparente, piso de escadas, alvenaria, chapisco e reboco.

Ainda estão na programação a manutenção de ponte rolante e reservatório de água, parede drywall, continuidade da instalação do sistema de climatização do museu , além da regularização de piso, revestimento de granito de piso e parede, parede drywall, recuperação e cobertura da passarela do edifício anexo.

Foto: Divulgação / Governo ES

“A proximidade da conclusão do Cais das Artes representa um marco para a cultura capixaba e nacional. Com esse novo espaço, o Espírito Santo estará apto a receber espetáculos de grande porte, nacionais e internacionais, fortalecendo seu papel no cenário cultural. A obra simboliza um avanço significativo para a valorização da arte e da cultura no estado”, comentou o diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.