Um risco faz parte da rotina de quem circula pela Rua Coronel Otto Netto, no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha. Um poste instalado no canteiro central da via ameaça cair a qualquer momento sobre motoristas e pedestres.
O equipamento dá sustentação à rede de energia elétrica da região e também serve como base para fios de operadoras de telefonia.
A reportagem do ES360 esteve no local e constatou que a base do poste está visivelmente comprometida. É possível observar que o concreto está danificado, com diversas ferragens expostas.
As imagens também mostram um poste de madeira amarrado ao de concreto, numa tentativa improvisada de evitar o desabamento da estrutura.
O perigo é ainda maior porque a rua tem grande fluxo de veículos e pedestres. O local fica ao lado de um shopping center e em frente a um terreno onde está em construção um condomínio residencial.
O problema reacende o medo de que o poste caia e atinja alguém, como ocorreu em 2023 com a empresária Clesiane de Fátima Viana, que, na época, estava grávida de seis meses. Ela foi atingida por um pedaço de poste enquanto caminhava pela orla de Vila Velha. Clesiane sofreu traumatismo craniano e ficou internada por 10 dias no hospital.
O que diz a EDP sobre o poste:
A EDP informa que o poste localizado na Rua Coronel Otto Netto, em Vila Velha, encontra-se danificado em decorrência de uma colisão com veículo. A companhia esclarece que o equipamento já foi suplementado, está sendo monitorado e não apresenta risco iminente de queda. A substituição do poste esta programada dentro do cronograma de obras e seguindo todos os protocolos técnicos.