Cachoeiro de Itapemirim, a maior cidade da região Sul do Espírito Santo, completou, na terça-feira (22), 34 dias seguidos sem registros de homicídios. O último assassinato na cidade ocorreu em 18 de junho, conforme indicado pelo Mapa da Paz, do Observatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp).
Em 2025, o município tem mostrado uma significativa redução na criminalidade violenta. Além do período sem homicídios, Cachoeiro já acumula 317 dias sem feminicídios e reporta uma diminuição de 46% no número de assassinatos, considerando o intervalo de 1º de janeiro a 22 de julho. Neste ano, foram registrados 9 homicídios, em comparação a 14 no mesmo período do ano anterior.
O vice-governador e coordenador do programa Estado Presente, Ricardo Ferraço, atribuiu os resultados positivos aos investimentos do Governo do Estado. “Conduzimos um trabalho sério e integrado nos últimos anos, e os resultados são evidentes. Vamos continuar com a mesma energia. O Estado Presente atua de forma ampla, refletindo diretamente na Segurança Pública, com forças de segurança valorizadas e aumento constante do efetivo”, afirmou Ferraço.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou a importância desse marco, considerando as dificuldades enfrentadas no combate aos crimes contra a vida. “O programa Estado Presente tem alcançado recordes em diversos municípios. Cidades com grandes populações, como Cachoeiro, estão vendo os frutos de um trabalho sério das forças policiais para manter a paz social”, disse Damasceno.
Operação Estado Presente
Na última segunda-feira (21), a Sesp iniciou a operação integrada Estado Presente em municípios da região Sul, com a participação das polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, além do apoio do Notaer.
Durante a operação, seis indivíduos foram presos em cumprimento de mandados, e um menor foi internado. Também foram apreendidas seis armas de fogo, drogas, um veículo adulterado e uma quantia em dinheiro. A fase de reforço no policiamento ostensivo da operação ocorrerá a partir das 17h em Cachoeiro de Itapemirim.