Um homem apontado como caçador foi preso no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Vila Velha, pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental. A prisão aconteceu na última quinta-feira (30) e foi divulgada nesta segunda (03).
O suspeito foi flagrado no momento em que se preparava para instalar uma armadilha conhecida como “canhão”, um dispositivo de disparo automático acionado pela passagem de animais.
O homem foi identificado após o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) receber denúncias de que estavam acontecendo atividades de caça dentro do parque. Foi organizada uma ação de fiscalização e foram identificadas trilhas utilizadas para a prática ilegal.
De acordo com Davi Casarin, técnico do Iema, esse tipo de armadilha que estava sendo instalada representa risco não apenas à fauna, mas também a servidores do parque, policiais e turistas que circulam na unidade de conservação.
“O mapeamento das trilhas e a intensificação das incursões são fundamentais para coibir essa prática e garantir a segurança de todos”, destacou.
O caçador foi encaminhado para a delegacia, onde foi autuado conforme a legislação ambiental.
“Ações de fiscalização continuarão sendo realizadas com o objetivo de coibir a caça ilegal e preservar a biodiversidade dos parques estaduais”, reforçou o diretor-presidente do Iema, Mário Louzada. Denúncias podem ser feitas presencialmente no Protocolo Geral do Iema ou de forma digital, na seção “Denúncias” do site do Instituto.