A Ecorodovias, uma das principais concessionárias de infraestrutura rodoviária do país e proprietária da Ecovias 101, assinou um acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para a relicitação da BR 101 no Espírito Santo. Este acordo, formalizado no último dia 17 de março, é um passo significativo para solucionar o andamento das obras de duplicação da rodovia que corta todo o território capixaba.
O acordo, denominado “Termo de Autocomposição”, estabelece as bases para a realização de um novo leilão da concessão da BR-101 entre a divisa do Rio e Espírito Santo até a cidade de Mucuri, no Sul da Bahia. O leilão está agendado para 26 de junho deste anos e terá como critério de seleção a menor tarifa de pedágio oferecida pelos participantes. Neste processo, 100% das ações da concessionária Ecovias 101, atualmente sob controle da Ecorodovias, serão transferidas para um novo concessionário.
Investimentos Previstos e Melhorias na Infraestrutura
De acordo com o Ministério dos Transportes, o novo contrato de concessão prevê investimentos na ordem de R$ 10 bilhões. Entre as principais obras planejadas estão:
– Duplicação de 169 quilômetros da rodovia.
– Implantação de 41 quilômetros de faixas adicionais.
– Construção de 114 quilômetros de vias marginais.
– Edificação de 28 passarelas para pedestres.
– Implementação de 30 dispositivos de interseção em desnível.
Essas intervenções visam aprimorar a segurança e a fluidez do tráfego na BR 101, beneficiando diretamente os usuários e as comunidades adjacentes.
Relicitação
O trecho administrado pela Ecovias 101, que se estende de Mucuri (BA) a Mimoso do Sul (ES), totaliza aproximadamente 480 quilômetros. A relicitação deste segmento é vista como essencial para garantir a continuidade e a ampliação das melhorias necessárias, além de garantir investimentos em áreas como transporte e logística.
Pontos-Chave do Acordo:
– Data do Leilão: 26 de junho de 2025.
– Critério de Seleção: Menor tarifa de pedágio proposta.
– Investimento Previsto: Aproximadamente R$ 10 bilhões.
– Principais Obras Planejadas:
– Duplicação de 169 km da rodovia.
– Implantação de 41 km de faixas adicionais.
– Construção de 114 km de vias marginais.
– Edificação de 28 passarelas.
– Implementação de 30 dispositivos de interseção em desnível.