Bombeiros do ES definem organizadora do concurso de oficiais

O Corpo de Bombeiros confirmou o IDECAN como responsável pelo concurso do Curso de Formação de Oficiais 2025, que terá seis vagas imediatas

Por ES360
Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo definiu a banca que organizará o concurso para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2025. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) foi escolhido para coordenar, planejar e executar todas as etapas da seleção.

A decisão foi formalizada na última segunda-feira (15), em publicação no Diário Oficial do Estado. O próximo passo é a divulgação do edital, prevista para ainda este ano.

Seis vagas imediatas

O concurso vai oferecer seis vagas para oficiais combatentes, com exigência de nível médio. Além disso, está prevista a formação de cadastro de reserva, que poderá ser utilizado ao longo da validade do certame.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os candidatos interessados já podem consultar o conteúdo programático do exame intelectual na página oficial da corporação.

Provas e etapas previstas

O processo seletivo deve incluir provas de conhecimentos, teste de aptidão física, avaliação psicológica, exame toxicológico e investigação social. Haverá ainda junta médica e odontológica, além da análise de documentos para matrícula no curso.

No teste físico, por exemplo, estão previstas atividades como barra fixa, apoio de frente e abdominal remador. As regras específicas para homens e mulheres serão detalhadas no edital.

Atendimento aos candidatos

Dúvidas sobre inscrições deverão ser encaminhadas diretamente ao IDECAN, que mantém canais de contato por telefone, e-mail e chat online. A instituição atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Já questionamentos a partir da segunda etapa do concurso serão direcionados ao Corpo de Bombeiros, por meio do e-mail oficial concursos@bombeiros.es.gov.br.

Exigência de cadastro eletrônico

Seguindo normas estaduais, os candidatos precisarão realizar cadastro no sistema Acesso Cidadão e validar a conta antes de participar da seleção. A exigência faz parte do processo de digitalização dos serviços públicos do Espírito Santo.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.