Um rastro luminoso cruzando o céu chamou a atenção de moradores de várias regiões do Brasil na noite dessa segunda-feira (27). O fenômeno, inicialmente confundido com um meteoro, foi identificado como reentrada de lixo espacial. O fenômeno foi visto em São Mateus, Nova Venécia e outras cidades do norte do Espírito Santo.
Além do Espírito Santo, a passagem pôde ser vista ainda da Bahia, de Minas Gerais, de Goiás e do Distrito Federal. Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), ainda não há confirmação sobre qual objeto reentrou na atmosfera, mas as principais suspeitas recaem sobre o segundo estágio do foguete chinês Long March 7A, lançado em junho de 2024 com o satélite ChinaSat-3A, a partir do centro espacial de Wenchang, na China.

Espetáculo luminoso
De acordo com a Bramon, o episódio gerou centenas de registros e vídeos enviados por moradores. A reentrada desses objetos costuma produzir um espetáculo luminoso, já que boa parte do material se desintegra devido ao calor gerado pelo atrito com o ar.
“Ainda não é possível cravar qual objeto reentrou em nossa atmosfera, mas tudo indica que tenha sido parte do foguete chinês”, informou a rede em nota.
O Clube de Astronomia de Brasília explicou que fenômenos como esse são comuns e não oferecem risco à população. “Todo objeto lançado pelos seres humanos para o espaço e que permanece em órbita pode voltar à Terra a qualquer momento”, destacou o astrônomo Marcelo Domingues.
Além do lixo espacial, o cometa Lemmon (C/2025 A6) também tem sido visível no céu brasileiro desde meados de outubro, o que aumentou o interesse de observadores nos últimos dias.
Fonte: SBT News






