Biblioteca Municipal de Vitória faz 79 anos nesta quarta com resgate sobre patrono

Por Redação

Foto: Divulgação/PMV

Nesta quarta-feira (29), a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim completa 79 anos. Para marcar a data, o escritor Fernando Achiamé faz um resgate sobre o patrono do espaço e de sua criação.

Em seguida, a ação “O que estou lendo nesta quarentena?” traz o escritor Paulo Sodré para uma dica de leitura. Os vídeos ficam disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória.

Sodré indica o livro “A Sátira de Parnaso”, de Alvaro Santos Simões Junior. A atividade faz parte do projeto Viagem pela Literatura, realizado há 25 anos pela Biblioteca Municipal, espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Encontro com o Escritor

Nesta quinta-feira (30), é a vez do Encontro com o Escritor, que trará Getúlio Neves falando sobre suas obras, inspirações e biografia.

Confira a programação de aniversário da Biblioteca

Escritores

Fernando Antônio de Moraes Achiamé nasceu em Colatina, em 1950. Arquivista, historiador, pesquisador-associado do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santo – NEPLES/UFES e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e Academia Espírito-Santense de Letras. Editou diversas obras sobre História do ES, publicou artigos e poesias esparsas em periódicos de Vitória. Autor dos livros de poemas “A obra incerta” e “Livro novíssimo”.

Paulo Roberto Sodré é professor de Literatura Portuguesa na Ufes e possui mestrado e doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Autor de artigos em revistas especializadas, Sodré publicou diversos ensaios, com participação inclusive no “Bravos companheiros e fantasmas: estudos críticos sobre o autor capixaba”, sobre Maria Antonieta Tatagiba, Reinaldo Santos Neves e poesia humorística produzida nos anos 1930 em Vitória. Em uma construção literária de mais de 30 anos, Sodré já se aventurou por poemas, ficção e até literatura infantil. Destacam-se “De Ulisses a Telêmacos e outras epístolas”, “Senhor Branco ou o indesejado das gentes” e o recente “Poemas Desconcertantes”.

Fonte: Prefeitura de Vitória

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.