O bebê José, que sofreu queimaduras no pé dentro de uma incubadora no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (25), após mais de um mês de internação.
O recém-nascido precisou passar por um enxerto para corrigir a deformidade causada pelas lesões. A informação sobre a alta foi confirmada pela mãe da criança por meio de uma publicação nas redes sociais.
Entenda o caso
De acordo com familiares, José nasceu no dia 19 de agosto e, horas após o parto, foi colocado em um berço aquecido porque sua temperatura corporal estava em 36,2°C, levemente abaixo do ideal de 36,5°C. A avó do bebê o acompanhava no momento em que as queimaduras teriam ocorrido.
Segundo relato da família, uma profissional da equipe de enfermagem teria aquecido um algodão na lâmina de uma brasa e o colocado dentro da meia da criança, antes de vesti-la novamente com o macacão. O bebê começou a chorar imediatamente após o procedimento.
A equipe médica teria tentado acalmá-lo colocando o dedo em sua boca, quando um forte cheiro de queimado chamou a atenção. A avó, então, retirou a roupa e constatou que o pé da criança apresentava queimaduras graves.
Investigação
O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), da Polícia Civil. A investigação corre sob sigilo, em razão do envolvimento de menor de idade.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que determinou o afastamento preventivo dos profissionais envolvidos no atendimento até a conclusão das apurações internas e da investigação policial.