Azul cancela voo e deixa capixabas “presos” na Espanha

O voo da Azul foi cancelado no último sábado e os capixabas aguardam para voltar para casa

Por ES360
O médico Ricardo Contão está com a família em Madri após ter o voo cancelado no último sábado. Foto: Divulgação (acervo pessoal)

O que seria uma viagem de diversão se transformou em transtorno para um grupo de capixabas que estava de férias na Espanha. Eles deveriam retornar ao Espírito Santo no último sábado (11), mas a companhia Azul cancelou o voo, e há três dias estão tentando voltar para casa.

De acordo com a empresária Sarha Uchoa, ela e o esposo chegaram a embarcar no sábado, por volta de 14 horas, e ficaram dentro da aeronave cerca de três horas, sem água e sem comida. “A aeromoça disse que não poderia dar nada para a gente por questões de regras internacionais.”

Segundo ela, depois de muita espera, o voo foi cancelado, e eles ficaram até as 21 horas no aeroporto até a empresa conseguir levá-los para um hotel. “Remarcaram a passagem para ontem (domingo), depois para hoje (segunda-feira), e hoje, quando acordamos pela manhã, recebemos a mensagem de que tinha sido cancelada de novo nossa viagem.”

Em seu relato, a empresária contou que, após os sucessivos cancelamentos, registrou reclamações na ouvidoria da Anac e também nos canais de comunicação da Azul. “Depois de insistir bastante, eles emitiram uma passagem para mim e meu esposo amanhã (terça-feira), às 14 horas. Vamos chegar 1 hora da manhã em casa”, disse

Sarha disse ainda que outros passageiros conseguiram passagem no voo da Azul somente para quarta-feira. “Mas a atendente está realocando em voos de outras companhias, porque acredito que está faltando uma peça para consertar essa aeronave.”

Situação caótica, diz passageiro

Quem está em situação semelhante é o médico Ricardo Contão. Ele, a esposa e dois filhos estão há mais de 72 horas tentando voltar para o Espírito Santo e acabou decidindo por conta própria comprar novas passagens e retornar ao Brasil. “A situação é caótica. Tudo que consumimos aqui foi por conta própria. Teve gente que dormiu na recepção do hotel na primeira noite, sem vaga. A Azul não tem guichê específico no aeroporto de Madri. Ficamos abandonados no aeroporto por cerca de 8 horas sem auxílio, informação e alimentação. Os passageiros, devido ao descaso e falta de informação da Azul, começaram a comprar passagens por conta própria, pagando até R$ 10 mil por passagem”, lamentou.

Passageiros do voo da Azul no saguão do hotel em Madri após cancelamento do voo. Foto: Divulgação

À reportagem do portal ES360, a Azul informou, por meio de nota, que, devido a questões técnicas, o voo AD8755 (Madri-Viracopos), de sábado, dia 11, precisou ser cancelado.

“Os clientes impactados estão recebendo a assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e estão sendo reacomodados em outros voos. As equipes da Azul estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os clientes da melhor forma possível.”

No comunicado, a Azul lamentou ainda eventuais transtornos e ressaltou que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

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