Assange é exemplo na luta pelos direitos humanos, diz Lula

À época da soltura de Assange, Lula afirmou que ela representava uma "vitória democrática"

Por Agência Estadão
Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Julian Assange é um exemplo para todos que atuam em defesa dos direitos humanos, em publicação sobre reunião com o jornalista na segunda-feira, 28. Em seu X (antigo Twitter), o presidente afirmou que o encontro aconteceu na embaixada brasileira em Roma, na última sexta-feira, 25.

“Ele é um exemplo para todos que atuam em defesa da liberdade de imprensa e dos direitos humanos”, escreveu Lula. O presidente já havia manifestado seu apreço pelo jornalista anteriormente e na ocasião de sua soltura da prisão, em 2024, acusado de espionagem contra os Estado Unidos.

O presidente estava na Itália para participar do funeral do papa Francisco, que faleceu no último dia 21. Lula afirma que conversou sobre o “engajamento do Papa Francisco em favor da causa da liberdade de expressão e de defesa da democracia”. O presidente escreveu que o pontífice foi responsável por gerar um “novo ímpeto” na campanha pela libertação do jornalista depois de uma audiência concedida com a esposa e os filhos de Assange, em 2023.

“Fiquei muito feliz em constatar que Assange está bem de saúde e está reconstruindo a sua vida familiar e profissional”, finalizou Lula.

Wikileaks

Assange é o fundador do Wikileaks, que, desde 2006, atua como uma organização contrária ao sigilo com o objetivo declarado de criar uma plataforma que iria permitir a publicação segura na internet de documentos vazados. Em 2010, o grupo recebeu atenção internacional pelos vazamentos sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. O australiano esteve preso em Londres entre 2019 e 2024 e se declarou culpado como parte de um acordo para não ser extraditado para os Estado Unidos.

À época da soltura de Assange, Lula afirmou que ela representava uma “vitória democrática”. Segundo o petista, após a libertação, o mundo está “melhor” e “menos injusto”.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.