A equipe da Gerência de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) realiza, nesta quinta-feira (23), a retirada de árvores exóticas invasoras, bem como espécies mortas, com declínio vegetativo ou risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.
Segundo a gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, um dos exemplares que receberão o manejo, após avaliação dos técnicos responsáveis da Semmam, é um arbóreo não identificado, com aproximadamente 8 metros de altura, na avenida João Azevedo (lado oposto ao número 96), em Maruípe.
“O vegetal encontra-se seco e com risco de queda de galhos e do próprio vegetal sobre pedestres ou veículos e em substituição será plantada um exemplar de Flor de Rainha”, contou Giselle.
Outras árvores
Também receberá manejo um exemplar de Oiti, com cerca de 5 metros de altura e CAP de 70cm, na rua Ernesto Bassini (esquina com Agostinho de Oliveira), em Santo Antônio. Ele encontra-se bem inclinado para a via devido ao peso de sua copa e uma lesão necrosada na base do tronco. Em substituição, será plantado um exemplar de Ipê Roxo Bola.
Será retirado também um exemplar de Cássia Javanica, com aproximadamente 6 metros de altura e CAP de 70cm, na rua Renato Nascimento Daher Carneiro, 780, na Ilha do Boi. O vegetal está sob fiação e em ruim estado vegetativo e fitossanitário, com uma lesão necrosada profunda no tronco e infestada de cupim.
Outro será um exemplar de arbóreo morto, com aproximadamente 5 metros de altura, na avenida Rosendo Serapião de Souza Filho, próximo ao cruzamento com a avenida Antônio Borges, na Mata da Praia.
Termo de compromisso ambiental
Por fim, será retirado um exemplar arbóreo de Oiti na rua Aleixo Netto, nº 691, na Praia do Canto, por meio de Termo de Compromisso Ambiental.
Em compensação, será realizada a doação de 25 mudas de Angico Cangalha, que serão destinadas a ações de melhoria da arborização e paisagismo urbano de Vitória, nos termos do artigo 13 da Lei Municipal de Arborização (8.696/2014).
Legislação
O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no decreto n° 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).
Além disso, todas as retiradas se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a Lei Municipal n° 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público em Vitória.