A arrecadação de impostos e contribuições federais no Brasil somou R$ 181 bilhões em junho, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (21) pela Receita Federal. O resultado é o melhor para o mês desde 1995, ano que marca o início da série histórica.
Com a atualização, o volume recebido com impostos e contribuições alcançou R$ 1,114 trilhão nos primeiros seis meses de 2022, também o melhor resultado para o período dos últimos 27 anos.
Conforme os dados, o valor arrecadado em junho representa uma alta real (acima da inflação) de 17,12%, enquanto no período acumulado de janeiro a junho de 2022, o volume saltou 9% acima do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
De acordo com o Fisco, o acréscimo observado no período pode ser explicado, principalmente, pelo crescimento dos recolhimentos de IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido). Considerando fatores não recorrentes como o decorrente de receitas extraordinárias e de desonerações tributárias de natureza temporária.