Dois capixabas fazem História em Hong Kong conquistando um prêmio internacional inédito em Arbitragem. Uriel Oliveira Marques e Pedro Marcos Cardoso Muri, estudantes de Direito da Universidade Vila Velha (UVV), foram premiados com o “Spirit of de Moot” na 22ª edição do Vis East Moot – prestigiado torneio que promove a excelência no estudo da arbitragem e do direito do comércio internacional.
A UVV comemora a conquista de seus alunos reconhecendo que esta primeira dupla da história a representar o Espírito Santo neste torneio acaba de alcançar “um feito inédito no cenário jurídico internacional, protagonizando uma das participações mais marcantes da edição de 2025”. Outro fato que torna a conquista ainda mais especial, destaca, é que a equipe Uriel Marques e Pedro Muri foi a menor da competição, composta por apenas dois membros, entre as 159 equipes inscritas de mais de 40 universidades do mundo.
Vis East Moot e Spirit of the Moot
Considerada a maior e mais prestigiada competição de arbitragem comercial internacional da Ásia, o Vis East Moot é inspirado no modelo de Willem C. Vis Moot, de Viena e promove a excelência no estudo da arbitragem e do direito do comércio internacional. Durante meses, as equipes se preparam para enfrentar adversários de todos os continentes em simulações de arbitragens complexas — todas conduzidas em inglês, perante árbitros de renome internacional.
Entre os prêmios concedidos pelo Vis East, o “Spirit of the Moot” é considerado um dos mais simbólicos e respeitados. Segundo a UVV, diferente das premiações técnicas, esse reconhecimento é atribuído à equipe que melhor representa os valores fundamentais da competição: integridade, colaboração, respeito, perseverança e fair play (jogo limpo). É um prêmio coletivo, concedido por voto das próprias equipes concorrentes e da organização, e homenageia não apenas a habilidade jurídica, mas também a postura ética, generosidade e espírito esportivo demonstrados ao longo do torneio.
Equipe capixaba
“Receber esse prêmio com uma equipe de apenas duas pessoas, enfrentando times com mais de dez membros e representando o Espírito Santo pela primeira vez, é uma honra imensurável. Mais do que uma conquista acadêmica, é uma mensagem sobre o valor da dedicação e da coragem”, afirmou Uriel Oliveira Marques.
Para Pedro Marcos Cardoso Muri, o prêmio é um símbolo de pertencimento:
“A gente chega longe quando acredita que pode representar algo maior do que nós mesmos. Ser reconhecido por colegas do mundo todo nos mostra que o Espírito Santo pode — e deve — estar nas maiores arenas do direito internacional.”
Novos projetos
Segundo a UVV, “o feito dos estudantes já inspira novos projetos e o fortalecimento da pesquisa e da prática em arbitragem e comércio internacional no estado”. Destaca ainda que a Universidade Vila Velha tem se consolidado como um polo de excelência acadêmica no Espírito Santo e a participação inédita no Vis East Moot reflete o compromisso da instituição com a formação internacional de seus alunos.