O projeto de construção de uma refinaria de petróleo no município de Aracruz foi discutido na última semana em reunião, na Prefeitura de Aracruz, entre representantes da Noxis Energy e o prefeito Jones Cavaglieri, o secretário interino de Desenvolvimento Econômico (Semde), João Paulo Calixto, e o procurador geral do município, Wagner José Elias Carmo.
O presidente da Noxis, Gabriel Debellian, disse que a empresa continua estudando junto à Prefeitura de Aracruz a possibilidade de instalar a refinaria no município. “Em conjunto estamos avaliando a área que poderia ser disponibilizada para que esse projeto seja concretizado aqui. A partir daí é que começa o desenvolvimento da licença ambiental, do projeto executivo, da ligação com o porto”, detalha.
De acordo com o empresário, Aracruz tem uma importante localização estratégica para receber o empreendimento. “A Imetame está construindo o porto e a refinaria tem que ser ligada a um porto para recebimento de petróleo e embarque do produto acabado de exportação. Estamos tendo apoio da Prefeitura de Aracruz e não temos o que reclamar”, destaca o presidente.
Segundo o prefeito Jones Cavaglieri, as negociações para instalação da empresa estão avançando. “Estamos há cerca de um ano conversando sobre o espaço que abrigará a empresa. A refinaria de petróleo chegará a produzir 100 mil barris por dia. O empreendimento gerará cerca de 800 empregos durante a fase de construção e 400 empregos diretos na fase de operação. Trata-se de um investimento muito importante. Primeiro, porque irá gerar emprego e renda, e, segundo, fomentará diferentes parcerias com outras empresas ligadas ao setor, fortalecendo o desenvolvimento econômico e social do município”.
Aspecto de refinaria de petróleo. Foto ilustração
A Noxis Energy é sediada no Rio de Janeiro e tem projetos em desenvolvimento em vários estados, como Maranhão, Sergipe e Espírito Santo.
Fonte: Prefeitura de Aracruz