A morte de uma senhora de 80 anos, residente em uma casa de repouso de Vitória, chamou a atenção da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), após o resultado do teste da idosa para covid-19 dar positivo. Foi então, que a partir de uma investigação da Sesa constatou-se que outros 18 idosos além de quatro funcionários do local onde a mulher vivia estão com o novo coronavírus.
Na nota em que a informação foi divulgada, a Sesa afirma que desde domingo, 5, passou a monitorar esses casos junto à Vigilância Municipal de Vitória e um conjunto de especialistas. Acrescentou ainda que enviou três médicos até a instituição de repouso para a avaliar o quadro desses pacientes diagnosticados com covid-19. Segundo a secretaria, um deles foi encaminhado para um hospital particular, já que a maioria desses idosos tem plano de saúde.
Grupo de risco
As autoridades mundiais de saúde alertam, desde o início da pandemia, para o fato dos idosos integrarem o grupo de pessoas mais suscetíveis às complicações em decorrência da covid-19. A orientação é de que eles cumpram com ainda mais rigor as medidas de isolamento social, e que evitem de todas as formas atividades que possam expor ao risco de contaminação – fazer compras ou ir a bancos, por exemplo.
A médica geriatra Waleska Binda, falou sobre os cuidados que essa camada da população de ter durante a pandemia e sobre como a idade avançada e as doenças crônicas podem agravar a evolução do quadro dos infectados pelo novo coronavírus. Assista a entrevista ou ouça no formato de podcast.