Três ônibus do sistema Transcol foram incendiados na noite dessa segunda-feira (26) e outros dois coletivos foram alvos de vandalismo na Grande Vitória, sendo apedrejados. Não há registro de vítimas. Dois suspeitos foram presos portando galões de gasolina. O Comando da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, informou que o patrulhamento de “saturação” seguirá na região do Complexo da Penha.
Os ataques ocorreram após confronto de criminosos com a Polícia Militar na Escadaria do Trabalhador, nesta segunda-feira à tarde, no bairro Bonfim, no qual, o jovem identificado como sendo David Pereira de Jesus, de 21 anos, apontado como integrante da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV) foi baleado e morto.
Após o confronto, um ônibus da linha Bairro da Penha – Alagoano foi incendiado. Também foram apedrejados dois ônibus, um dos quais, transportando trabalhadores na Avenida Marechal Campos, e o outro na Avenida Vitória. Mais tarde, outros dois ônibus foram incendiados. Um na Rodovia do Contorno, na Serra, e outro em Cariacica, em Roda D’Água.
Por conta dos ataques, coletivos que atendem bairros do Complexo da Penha não subiram os morros, na noite dessa segunda-feira. A Ceturb informou nesta terça-feira que a operação das linhas 022, 044, 031, 051,052, 073, 074, 104, 125, 182 e 204, que atendem ao Complexo da Penha, voltaram a operar normalmente, seguindo a orientação do Comando da PM na região.
Dois presos
O comandante da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, informou que dois suspeitos foram presos na Avenida Leitão da Silva, portando galões de gasolina e que tinham a intenção de incendiar ônibus.
O Corpo de Bombeiros emitiu a seguinte nota informando que foi acionado para ocorrência de incêndio em ônibus, na noite desta segunda-feira (25), no bairro Roda D’Água, Cariacica. Uma equipe foi encaminhada, realizou o combate e extinguiu as chamas. Não houve feridos socorridos pelo Corpo de Bombeiros.
“Nesta segunda-feira (25) nossa patrulha no Complexo da Penha foi recebida a tiros por vários criminosos faccionados do Primeiro Comando de Vitória, na escadaria dos Trabalhadores. Um dos indivíduos foi alvejado, socorrido e veio a óbito. Este mesmo indivíduo tem passagens por roubo e tráfico de drogas. Dois indivíduos já foram presos pelo Batalhão de Missões Especiais com dois galões de gasolina e estamos fazendo uma grande saturação nesta região, com a Força Tática e o Batalhão de Missões Especiais”, disse o comandante.
Douglas Caus afirmou em tom de alerta, referindo-se ao criminosos faccionados: “Que o PCV, essa facção bandida que atua nesta região, não continue fazendo esses atos de vandalismo. Continuaremos com nossa patrulha normalmente e não recebam nossos policiais a tiros porque estamos bem armados, bem preparados e vamos atirar contra vocês”.