Apagão atingiu 10% dos clientes da EDP no Espírito Santo

Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a interrupção começou à 0h30 e durou uma hora e meia

Por Redação
Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O apagão que atingiu várias regiões do país deixou 10% dos clientes da EDP no Espírito Santo sem energia na madrugada desta terça (14).  O desligamento ocorreu por volta das 0h31, afetando consumidores em diferentes municípios do estado. Segundo a EDP, o fornecimento começou a ser restabelecido imediatamente e 100% da energia foi normalizada às 1h08.

“O Centro de Operações Integrado (COI) da EDP, localizado em Carapina, acompanhou a situação em tempo real, o que permitiu a rápida recomposição do serviço”, disse a empresa em nota.

Origem do apagão

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a ocorrência teve origem no Sistema Interligado Nacional (SIN). Por volta das 0h32, um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, desligou toda a subestação de 500 kV e provocou a abertura da interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.

O incidente provocou a interrupção de aproximadamente 10.000 megawatts (MW) de carga em todo o país, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na Região Sul, a perda foi de cerca de 1.600 MW; no Nordeste, 1.900 MW; no Norte, 1.600 MW; e no Sudeste, 4.800 MW.

Restabelecimento 

O ONS informou que, assim que identificada a ocorrência, iniciou-se uma ação conjunta com os agentes do setor elétrico para recompor a energia. Em até uma hora e meia, as cargas das regiões Norte, Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste foram totalmente restabelecidas. Na Região Sul, a recomposição completa ocorreu cerca de duas horas e meia após o incidente.

Próximos passos

Uma reunião com os principais agentes envolvidos será realizada ainda nesta terça-feira para analisar o episódio. Além disso, uma reunião preliminar de análise da perturbação está prevista até a próxima sexta-feira (17) para aprofundar os impactos e as causas do apagão.

* Com informações da Agência Brasil

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.