O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, e o subsecretário de Vigilância da Saúde, Luiz Carlos Reblin, realizaram nesta terça-feira (11) uma coletiva de imprensa para atualizar informações sobre o combate à Covid-19 no Espírito Santo.
De acordo com o secretario há uma possibilidade do primeiro caso de Covid-19 do Brasil ter sido de uma capixaba. Segundo Nésio, os anticorpos do novo vírus foram detectados em um morador do estado em 11 de fevereiro. O primeiro caso divulgado oficialmente no Brasil foi em 26 de fevereiro.
“Nós identificamos os anticorpos da Covid-19 em uma amostra biológica datada em 11 de fevereiro. Essa amostra foi coletada de uma doação de sangue no hemoes e pertence a uma paciente do município de Guarapari. Ela não viajou para o exterior e apresentou os sintomas respiratórios um mês antes de realizar a doação, estando assintomática 14 dias anterior a doação.”, informou o secretário.
Nésio também pontuou que o Ministério da Saúde já foi notificado sobre o caso e que os dados da paciente estão sendo preservados.
Investigação
O subsecretário Reblin comentou como serão realizadas as investigações para determinar o grau de influência desse paciente no Espírito Santo. Com as Investigações já em andamento podem apontar outros casos anteriores a esse no Espírito Santo.
“As áreas específicas devem seguir com a investigação para que se possa estabelecer um possível vínculo com esta primeira confirmação, que passa a existir aqui no Espírito Santo, e os casos secundários, registrados a partir da investigação de material biológico que está sob a guarda da secretaria de saúde. A partir daí vamos juntos com o município estabelecer uma investigação, procurando relacionar este primeiro caso a outros possíveis casos naquela cidade.”
Segundo Nésio, todas as pessoas ao qual o paciente teve contato testaram negativo para a doença.
Direto da redação
Rede SIM