Animais são resgatados de maus-tratos na Praia da Costa

Operação da Polícia Civil e Prefeitura de Vila Velha encontrou cães, gatos e um coelho vivendo em ambiente com acúmulo de fezes e falta de alimento

Por Redação
Foto: Divulgação/PCES

Uma operação do Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) resgatou, nesta sexta-feira (31), animais que viviam em condições insalubres em um apartamento na Praia da Costa, em Vila Velha.

A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Segundo a Polícia Civil, o imóvel vinha sendo monitorado há alguns dias após o recebimento de denúncias de maus-tratos. Diante da confirmação da situação, as equipes entraram no local com autorização do síndico e do proprietário do apartamento, que era alugado pelos investigados.

Durante a vistoria, os agentes encontraram condições degradantes, caracterizando maus-tratos a animais, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e o artigo 164 do Código Penal.

“Foram resgatados três cães, dois gatos e um coelho, todos encontrados em ambiente com acúmulo de fezes e urina, falta de água potável e alimento adequado. Os animais apresentavam sinais de negligência, como pelos embolados, odor forte, perda de pelagem e sujeira corporal. O coelho, em especial, estava confinado em espaço tomado por fezes, sem condições mínimas de bem-estar”, relatou o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da DEPMA.

Os policiais também constataram a ausência de ração apropriada para os gatos, sendo a única alimentação disponível destinada a cães e, e ainda assim, de difícil acesso.

Todos os animais foram resgatados e encaminhados para atendimento veterinário emergencial, sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha. Eles passarão por avaliação clínica, vacinação e tratamento.

As investigações continuam para identificar e responsabilizar os tutores pelos crimes de maus-tratos.

Veja também

Privacidade

Para melhorar a sua navegação, nós utilizamos Cookies e tecnologias semelhantes.
Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.