O governador Renato Casagrande anunciou, nesta terça-feira (6), a publicação do edital para ampliar o serviço do Aquaviário, com a inclusão de novas embarcações e a construção de duas novas estações.
Com o novo contrato, o sistema passará a contar com oito embarcações — seis em operação e duas de reserva. A expansão permitirá a criação de uma nova linha na região de São Pedro, em Vitória, com conexão direta à Rodoviária da Capital.
“O Aquaviário vai ser importante para a região de São Pedro, Ilha das Caieiras, Vila Rubim e o Centro de Vitória. Sabemos que não alcança a todas as pessoas, mas atende uma fatia da população. Hoje transportamos aproximadamente duas mil pessoas e vamos praticamente dobrar esse número. Além disso, o Aquaviário também é um ativo turístico, acessível para o cidadão e que permite ver as cidades em uma nova perspectiva, pelo mar”, destacou o governador.
Duas novas estações serão construídas
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) anunciou que até julho será lançada a licitação para construção de duas novas estações: uma na Praça Pio XII, no Centro de Vitória, e outra no local do antigo Terminal Dom Bosco, também na capital.
“O Aquaviário tem sido uma experiência muito positiva. A ampliação do sistema atende ao seu grande potencial, com novas estações, inclusive na região de São Pedro, e por isso vamos focar agora na sua expansão. Estamos conectando mais pessoas e mais territórios, com integração, segurança e conforto”, afirmou o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Atualmente, o sistema conta com três estações em funcionamento e uma quarta em obras nas proximidades da Rodoviária de Vitória.