O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, reforçou nesta terça-feira (12), a importância do isolamento social durante a reabertura do comércio, que começou nesta semana.
O Plano de Convivência iniciado no estado veio devido a imprevisibilidade do término da pandemia.”É uma pandemia de médio ou longo prazo. Para conviver, todos nós temos que dar a nossa contribuição”, ressalta o governador sobre o distanciamento social.
As medidas de isolamento, a propósito, devem ser fortalecidas neste momento, segundo Casagrande. O governador destaca a importância do home office para aqueles que podem trabalhar de casa.
Leitos
A quantidade de leitos no estado será a ampliada, mas pode não ser suficiente caso a população não obedeça os critérios do combate ao vírus.
“A ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19 estão a 65%. Se passarmos de 80%, teremos que adotar medidas mais rigorosas de isolamento”, avisa o governador.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), está para concluir o contrato com a Clínica dos Acidentados, em Vitória. Serão mais de 100 leitos de enfermaria e UTI.
“A ampliação de leitos será insuficiente se não ampliarmos o isolamento social, porque ele comanda a velocidade do contágio e da demanda por leitos hospitalares”, explicou Casagrande.