Estudantes da Escola Municipal Professor Valdy Freitas, no bairro Paraíso, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, passaram mal após serem submetidos a um castigo físico imposto por um professor, na última quarta-feira (23). A situação gerou revolta entre pais e responsáveis.
De acordo com a apuração da TV Sim/SBT, o professor obrigou os estudantes a darem cerca de 10 a 15 voltas na quadra da escola como forma de punição por não entregarem a lição de casa.
O desafio conhecido como “suicídio”, é geralmente feito em provas de alto rendimento e gerou muito desconforto entre o estudantes. Segundo os alunos, até mesmo quem havia cumprido a atividade também teve de participar do castigo.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um dos meninos chorando, se queixando de dores no peito. De acordo com a mãe do garoto, ele sofre de ansiedade e, durante a crise por conta do castigo, ele chegou a roer a ponta de um dos dedos, causando ferimentos.
Outros relatos dão conta que alguns estudantes vomitaram e tiveram episódios de falta de ar após o esforço físico excessivo.
Indignados, pais e responsáveis procuraram a direção da escola para cobrar providências.
Em nota, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que, tão logo tomou conhecimento do fato, adotou as medidas cabíveis e afastou o professor de suas funções. A administração municipal reforçou que não compactua com práticas dessa natureza e que está acompanhando o caso de perto.
* Com informações de Samuel De Fraga, da TV Sim/SBT