Um acidente envolvendo dois ônibus escolares e um caminhão causou ferimentos em pelo menos nove estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A colisão aconteceu na noite dessa quarta-feira (28) na localidade de São Marcos, no município de Santa Teresa. As vítimas, algumas em estado grave, foram levadas para hospital de Santa Teresa. Ainda não foi divulgado o estado de saúde delas.
O acidente aconteceu por volta das 19h30 na rodovia ES-080, que liga Santa Teresa a Colatina. Segundo informou a Polícia Militar à imprensa, um caminhão da empresa Cricaré transportando produtos laticínios teria invadido a contramão da via ao fazer uma ultrapassagem em um trecho de curva. Nessa manobra, teria atingido de raspão um dos ônibus e batido de frente no outro ônibus escolar.
Uma das vítimas, de 15 anos, que teve ferimentos graves no maxilar foi socorrida e encaminhada a hospital de Vitória. O primeiro ônibus era conduzido por Marcos Alexandre Auer Cosmi. O motorista do segundo ônibus, Ezequiel José Gozzer, ficou preso entre o volante e o painel, sendo retirado com ajuda de populares. Ele teve escoriações nas pernas e braços, sendo levado pelo Samu ao hospital de São Roque do Canaã.
O ajudante de carga do caminhão, Everaldo Galvão, também ficou ferido, sendo encaminhado ao hospital de Santa Teresa.
O motorista do caminhão, identificado como sendo Danilo Costa Cabral, disse que perdeu o controle do veículo na curva, atingindo a lateral do primeiro ônibus (placas LSD2J95). Em seguida, o caminhão invadiu a contramão, colidiu frontalmente com o segundo ônibus (placas KXY4329) e depois bateu em um barranco, bloqueando a rodovia, que só foi liberada às 21h30.
Outras vítimas
Informações preliminares dão conta de que, no primeiro ônibus, a aluna Sophia da Silva Neves sofreu ferimentos e foi levada ao hospital de Santa Teresa. No segundo ônibus, vários alunos também ficaram feridos: Ana Luiza Cypreste Scarpati, Haysla Hermolàu de Almeida Barbosa, Mateus Henrique Lacerda Guimarães, Mariana Zechinelli de Andrade, Arthur Pretti Spinassé, Eduardo Bazilio Taborda, Miguel Pires Piumbini Carvalho, Pietra Fernandes Cabral, Felipe Lima Ferreira, Beatriz Marques Frasson e Eliza Soares Barboza. Todos foram socorridos pelas ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria de Jetibá e de Santa Teresa.
Os testes de bafômetro deram negativo para consumo de álcool para os motoristas Marcos Cosmi e Danilo Cabral. Hospitalizado, Ezequiel Gozzer, não foi submetido ao teste.