O Carnaval é um momento de diversão e alegria. Tem quem goste de aproveitar a folia na rua, passando horas em pé e curtindo os bloquinhos e também quem gosta de acompanhar os desfiles das escolas de samba. Seja como for, a regra é clara: é preciso cuidar da alimentação.
Pensando nisso, a reportagem da TV SIM / Record News conversou com a nutricionista Carla Mancilha, que deu dicas do que comer antes, durante e depois da folia.
Segundo a especialista, a dica é que nos dias da folia, as pessoas prefiram por alimentos saudáveis e proteicos, como carnes magras (peixe, frango, ovos), bastante frutas, raízes (batata doce e aipim), arroz e feijão. A orientação é que ninguém vá para a farra de barriga vazia.
A nutricionista também indica que os foliões evitem frituras, embutidos e alimentos que são de difícil de digestão, pois eles podem prejudicar o rendimento físico e transformar os dias de festa em dor de cabeça.
Outra dica é a ingestão de folhas escuras, como couve, taioba e espinafre, que são fontes de nutrientes e dão efeito detox.
Além de todos esses alimentos, não se pode esquecer da hidratação. A médica destaca que intercalar o álcool com água é fundamental para manter o corpo hidratado e até mesmo evitar a ressaca no dia seguinte: “Uma mão segura o copo com bebida alcoólica e a outra segura a água. Isso é importantíssimo, pois o álcool causa desidratação e o nosso corpo acaba não aguentando”, destaca.
Veja outras dicas: