Quem utiliza a BR 262, em Cariacica, ou chamada de Avenida Mário Gurgel desde que teve um trecho municipalizado, precisa ficar atento a interdição total na altura do bairro Campo Grande e do Estádio Kléber Andrade a partir desta terça-feira (19). A via também faz a principal ligação de cidades da Grande Vitória com a região Serrana e também do acesso à BR 101 Sul. O local está passando por obras para a construção de um viaduto e o trânsito será desviado para ruas do entorno – que precisam da observação dos motoristas.
A interdição começa a partir das 22h desta terça-feira (19) e seguirá até as 10 horas de quinta-feira (21). No local haverá o içamento das vigas, estruturas fundamentais para a conclusão do viaduto.
Durante esse período, será utilizado um guindaste no ponto onde atualmente ocorre a conversão do tráfego para retornar a Vitória ou acessar o bairro Campo Grande, no sentido BR-262 e BR-101.
O bloqueio principal será na pista sentido Vitória.
Segundo o secretário de Obras, Weverton Moraes, após o içamento, o tráfego poderá ser parcialmente liberado no sistema “pare e siga”, mas o acesso no sentido Ceasa continuará totalmente fechado até o término das obras.
Recomenda-se que os motoristas planejem seus trajetos com antecedência, utilizando rotas alternativas e prestando atenção às sinalizações instaladas no local. A interdição é uma medida necessária para garantir a segurança durante a execução das obras e minimizar os impactos no trânsito.
Desvio para seguir sentido POSTO VALENTIM e CEASA:
– Bloqueio por pare e siga em 2 etapas
– Desvio do trânsito de veículos leves: entrar pela Av. Kleber Andrade, seguir até o estádio, após condomínio, retorno para rodovia pela Rua Santa Catarina;
– Entrar para o bairro Campo Grande e retorno para Vitória: em frente ao posto e Hotel Valentim
– Passagem de caminhões: deverárespeitar o pare e siga, levando em consideração a movimentação dos caminhões com as vigas, até o posicionamento das carretas a duração pode ultrapassar mais que 2 horas.
– IMPORTANTE: trânsito da faixa de conversão que dá acesso ao bairro Campo Grande deverá ser transferido do local atual, em frente à Casa do Serralheiro, para aproximadamente 750 m adiante, até o próximo ponto que fica em frente ao posto e ao hotel Valentim.
Desvio para Avenida Kleber Andrade e retorno à BR
– Bloqueio da via
– O trânsito de veículos leves será pela Av. Kleber Andrade, com retorno para a BR na Rua Santa Catarina. Os veículos poderão seguir adiante ou retornar para Vitória e Campo Grande em frente ao Hotel Valentim.
Conversão Campo Grande e Vitória
Para garantir a fluidez do trânsito na rodovia, todo o fluxo de conversão será direcionado para o retorno existente em frente ao Posto Valentim, conforme ilustrado na imagem.
Rota e segurança para pedestres
Pensando na segurança dos pedestres, algumas passagens serão bloqueadas temporariamente. Serão instaladas novas faixas de pedestres nas proximidades, de forma a garantir o trajeto seguro até a liberação total das vias.
Orientações para a população
O cronograma foi estruturado para minimizar o impacto na mobilidade urbana e garantir que a obra seja concluída com segurança e eficiência. A colaboração dos motoristas e moradores será essencial para a realização dessa obra, que promete melhorar o fluxo viário da região e o acesso ao bairro Campo Grande e ao Estádio Kleber Andrade.