A cidade de Alegre, no Sul do Espírito Santo, registrou nesta segunda-feira (17), o 3º menor índice de umidade relativa do ar do Brasil. Os dados foram divulgados nesta tarde pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o órgão, o município capixaba registrou 17% de umidade relativa do ar, quando o ideal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é em torno de 60%.
O Inmet orienta a população que neste período beba mais líquido e evite tanto atividades físicas quanto a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratante de pele e umidifiquem os ambientes.
Calorão vai continuar?
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os dias quentes continuam no Espírito Santo. Nesta terça-feira (18), o tempo permanece aberto em todo o Estado devido ao ar seco associado a um sistema de alta pressão.
Algumas nuvens circulam apenas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas demais áreas, incluindo a Grande Vitória, o céu fica praticamente sem nuvens.
Há risco de baixa umidade relativa do ar em trechos das regiões Sul, Serrana, Norte e Noroeste, onde os índices podem ficar abaixo de 30% à tarde. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul.
As temperaturas máximas podem chegar a 39 °C em algumas regiões.
Na quarta-feira (19), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas na madrugada e na manhã no litoral norte, enquanto nos demais horários o tempo fica aberto.
Nas demais áreas, o céu apresenta poucas nuvens e faz calor; entretanto, na metade sul do estado, incluindo a Grande Vitória, quase nenhuma nuvem se forma.
Há risco de baixa umidade relativa do ar em trechos das regiões Sul e Serrana, onde os índices podem ficar abaixo de 30% à tarde. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul.