Em Afonso Cláudio, tem prosseguimento à segunda etapa de vacinação contra a gripe Influenza. Nesta fase, que começou na última sexta-feira 17, estão sendo imunizados doentes crônicos, caminhoneiros, motorista de transporte coletivo e portuários.
A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município: Praça em frente a Unidade do centro, bairro da Grama, no Cuba, bairro São Vicente, quadra e no Campo Vinte e Um, na igreja Católica, toda sexta-feira, às 8h da manhã até o final do mês de abril.
Os portadores de doenças crônicas devem portar documentos com comprovação de sua necessidade (podendo utilizar os laudos dos anos anteriores). Atenção aos moradores com essas necessidades de vacinação que moram zona rural, favor procurar sua unidade de referência, pois estará disponível em cada unidade.
E para os idosos que ainda não vacinaram também deveram procurar nesse dia cada unidade correspondente a área que mora.
Para tomar a dose da vacina, caminhoneiros devem apresentar documento de identificação (carteira de motorista (C, D, E), contrato de serviço e qualquer documento que comprove). A primeira etapa ultrapassou a meta pela primeira vez em Afonso Cláudio.
Contabilizando as remessas de vacinas, o município de Afonso Cláudio recebeu até presente momento 6390 doses de vacina influenza, sendo 5568 idosos acima de 60 anos vacinados, 405 profissionais de saúde. Na última remessa recebida que corresponde a sexta remessa, foram destinadas mais de 700 vacinas a nova etapa da campanha, distribuídas em todo município (caminhoneiros, grupo com comorbidades, policiais). Sendo o restante para conclusão da vacinação em domicílio para os idosos.
Novidade
Além de vacinar os idosos de porta em porta, foi oferecida a vacina na modalidade de “drive thru”, em alguns locais. Esse foi um dos desafios para evitar aglomerações dessa população nos postos de saúde, já que pessoas acima dos 60 anos estão no grupo de risco da covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).