Uma ação conjunta entre a Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA) e a Prefeitura Municipal de Cariacica resultou, nesta terça-feira (14), no resgate de mais de 40 animais que viviam em condições de maus-tratos em um terreno localizado na Rodovia José Sette, próximo ao Terminal de Itacibá.
De acordo com a Polícia Civil, com o apoio das equipes municipais, o acesso ao terreno foi liberado, onde foram encontrados quatro bovinos, cabras, cabritos, 38 aves, entre galos, galinhas e pintinhos, além de um porquinho-da-índia, um cavalo e três cachorros. “Todos em condições inadequadas e caracterizando maus-tratos”, disse o responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), delegado Leandro Piquet.
O proprietário do terreno, que havia sido multado anteriormente em R$ 9 mil por maus-tratos, não foi localizado e foi citado por edital. A denúncia atual foi motivada pelo despejo irregular de esgoto que extravasava do imóvel e atingia a via pública.
No local, as equipes ainda constataram grande acúmulo de lixo e detritos, além de uma poça de esgoto provocada pela obstrução do entulho. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária participaram da ação, realizando a inspeção sanitária do terreno.
Os animais resgatados foram encaminhados a um rancho de acolhimento para receber os cuidados necessários. O terreno passa por limpeza e desobstrução do sistema de esgoto.
Dois homens, de 52 e 70 anos, foram conduzidos à Delegacia Regional de Cariacica. A ocorrência segue em andamento e, após a conclusão das oitivas, a autoridade policial deverá definir os procedimentos legais cabíveis.